O cronograma de obras é um dos elementos que mais causa impactos nos resultados de uma de uma construção. Se você tem em mãos um cronograma bem definido com cada etapa da obra, o risco de atrasar a finalização da construção é menor.
Sem um cronograma definido para o seu projeto, você abre margem para:
Para ajudar a controlar e eliminar dores de cabeça em relação ao atraso da obra, o cronograma deve ser eficiente. E pra isso há um passo a passo também recomendado a ser seguido:
1) Tenha uma ferramenta. Como eu disse, o SCRUM pode ser a ferramenta na sua mão mas há outras opções também. Uma planilha no Excel já seria o suficiente também. O que importa é ter algo para organizar o passo a passo e as ideias.
2) Separe o projeto em etapas. Existe uma ordem lógica e padrão para isso, vou entregar logo logo quando falarmos sobre a execução. O que você precisa captar agora é que essas etapas definidas até o final da sua construção, vão entrar para dentro da ferramenta. Vai utilizar o SCRUM? Então cada etapa será um post-it. Vai utilizar uma tabela do excel? Então cada etapa será uma coluna ou linha.
3) Detalhe as atividades de cada etapa. Uma vez identificadas todas as etapas é hora de desmembrar as atividades.
4) Tempo necessário para cada atividade. Geralmente quem estipula isso será o responsável para a construção do seu projeto. Tendo a lista de atividades por etapas em mãos, o seu construtor saberá quanto tempo cada uma leva.
5) Pesquisar com os profissionais da área e calcular a média de tempo de cada atividade permite que a obra tenha um prazo final mais realista.
6) Estipular datas de entrega. É necessário trabalhar com datas para ter mais controle. As etapas não precisam ter prazos malucos. As datas podem ser por exemplo: início da obra no mês de agosto. Início da etapa 1 no dia 5, finalização no dia 7. Início da etapa 2 no dia 6, finalização no dia 8, e assim por diante, o cronograma se torna mais claro, objetivo e compreensível para as equipes.
7) Identifique riscos e estabeleça margens de segurança. Imagine que o local onde a obra vai ser realizada é, naquele período do ano, muito atingido por chuvas. No cronograma se torna necessário considerar a possibilidade de 2 ou 3 dias de atraso por conta de um dia de chuva.
8) Execute o que está no planejamento. Seguir o planejamento e executar as atividades dentro do cronograma o mais estritamente possível é essencial para que tudo seja eficiente.
9) Quanto menos desvios nesse planejamento de como a obra deve acontecer, menores as possibilidades de ter imprevistos.
10) Acompanhe e fiscalize. Se você utilizar o SCRUM para se guiar, teremos o quadro de “Atividades feitas”. O objetivo é levar todas as etapas que estão em andamento ou para serem iniciadas, até esse quadro final.
E aqui eu enfatizo a importância de não depender 100% de um mestre de obras. Mesmo que você planeje terceirizar a sua construção por completo, seja o gerente da sua obra! Acompanhe de perto e fiscalize se tudo está indo de acordo com o projeto e com o cronograma estipulado.
A palavra é conferir e não confiar. Delegar é diferente de delargar. Quando a gente não cobra, não vê se as coisas estão sendo feitas de fato, o planejamento está predisposto a sofrer alterações no tempo de execução.
E entender todo esse passo a passo até o fim da construção, é fundamental para que você tenha propriedade de acompanhar a execução. Há uma ordem lógica a ser seguida em qualquer execução, sendo ela:
Espero que esse artigo tenha te ajudado!
Entre em contato com a 123Projetei para sermos o seu grande facilitador nessa etapa tão importante! Afinal, você não pode errar.